domingo, 27 de janeiro de 2013

Vaidade!



Poderia começar esse texto com aquela famosa frase:"Até que ponto vai os limites da vaidade?" Mas decidi que essa não seria a pergunta correta a se fazer, então pensei na seguinte pergunta: "Será que Deus está feliz com grande excesso de vaidade no mundo? É bom para o homem(Ser humano) ter grande preocupação com esse tipo de coisa?A vaidade prejudica o homem quando atrapalha a comunhão que temos com Deus.Porém a vaidade e inevitável e está sempre presente nas nossas vidas,o que devemos fazer e ter uma mente voltada para Deus e orar pedindo a Ele que nós possamos nos preocupar mais com coisas espirituais e menos das coisas matérias!Como diria o Salmista: “Desvia os meus olhos de contemplarem a vaidade, e vivifica-me no teu caminho.”(Salmos 119:37).
Em provérbios a falsidade é definida como vaidade. Trabalhar com língua falsa para ajuntar tesouros é vaidade que conduz aqueles que buscam a morte. (Provérbios 21:6).
Já no novo testamento descobrimos que nos seres viventes estamos sujeitos a ela. "Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou,..."(Romanos 8:20).
Muitas das vezes a vaidade tem o objetivo de atrair a atenção e a admiração dos outros. Quando falamos de vaidade logo pensamos que a vaidade esta na preocupação excessiva da aparência bela e perfeita e por isso muitas das vezes achamos que não somos vaidosos e que vaidade são para pessoas fúteis e com muito dinheiro para gastar em roupas,maquiagens,salão de beleza,clínicas e estéticas,etc...Mas cometemos um engano ao pensar dessa forma, todas as pessoas tem um pouco de vaidade em si. A vaidade não está só na aparência, mas também em certas atitudes e certos comportamentos como: vontade de ver as coisas na mais perfeita ordem e excessivamente limpas,algumas tem a vontade de mostrar para as outras que tem o poder e que sabem fazer aquilo que mandaram ou que outros não tiveram grande sucesso. Uma pessoa vaidosa na aparência sempre se orienta no que as pessoas acham e pensam,as vezes uma pessoa vaidosa procura obter algo valioso pra causar inveja aos outros. Tornando-se fúteis e nojentas! Infelizmente a vaidade excessiva pela aparência "Bela" e "Perfeita"pode causar alguns danos ruins pra saúde das pessoas.O cantor Michael Jackson por exemplo viveu a sua vida voltada a aparência perfeita, começo a contrair um complexo de feiura por seu nariz, por sua cor,causando a ele vários problemas de saúde. Como poderia falar de vaidade sem citar o "deus da beleza" Narciso ou Auto-admirador(que na lingua grega Νάρκισσος).Narciso era um homem extremamente "Belo" e todas a mulheres eram completamente apaixonadas pela sua beleza.No dia do seu nascimento, o adivinho Tirésias vaticinou que Narciso teria vida longa desde que jamais contemplasse a própria figura. E com seu orgulho e vaidade excessiva teve um fim trágico, levando-o a morte contemplando-se em um lago se apaixonou pela propria beleza e morreu afogado, e em seu lugar nasceu uma flor chamada "narciso" .Pessoas que são muito vaidosas são chamadas de Narcisista(Paixão por si mesmo)..
"Queridos amigos sejamos sábios e prudentes!Não é pecado ser vaidoso, pecado é quando a vaidade domina você,a ponto de tudo que fizer seja para o reconhecimento e a inveja os outros!Seja você mesmo e não deixe a vaidade excessiva te dominar !"
Um Abraço até a próxima!

Alessandra Kenitey

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

BORBOLETAS




Quando depositamos muita confiança ou expectativas em uma pessoa, o risco de se decepcionar é grande.

As pessoas não estão neste mundo para satisfazer as nossas expectativas, assim como não estamos aqui, para satisfazer as dela.

Temos que nos bastar... nos bastar sempre e quando procuramos estar com alguém, temos que nos conscientizar de que estamos juntos porque gostamos, porque queremos e nos sentimos bem, nunca por precisar de alguém.

As pessoas não se precisam, elas se completam... não por serem metades, mas por serem inteiras, dispostas a dividir objetivos comuns, alegrias e vida.

Com o tempo, você vai percebendo que para ser feliz com a outra pessoa, você precisa em primeiro lugar, não precisar dela. Percebe também que aquela pessoa que você ama (ou acha que ama) e que não quer nada com você, definitivamente, não é o homem ou a mulher de sua vida.

Você aprende a gostar de você, a cuidar de você, e principalmente a gostar de quem gosta de você.

O segredo é não cuidar das borboletas e sim cuidar do jardim para que elas venham até você.
No final das contas, você vai achar não quem você estava procurando, mas quem estava procurando por você!

Mário Quintana  

Soneto de Fidelidade

Vinicius de Moraes 

De tudo ao meu amor serei atento 
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto 
Que mesmo em face do maior encanto 
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento 
E em seu louvor hei de espalhar meu canto 
E rir meu riso e derramar meu pranto 
Ao seu pesar ou seu contentamento 

E assim, quando mais tarde me procure 
Quem sabe a morte, angústia de quem vive 
Quem sabe a solidão, fim de quem ama 

Eu possa me dizer do amor (que tive): 
Que não seja imortal, posto que é chama 
Mas que seja infinito enquanto dure.


Vinicius de Moraes, “Antologia Poética”, Editora do Autor, Rio de Janeiro, 1960, pág. 96.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Depressão


Rio de Janeiro, 3 de Dezembro de 2009





Demorei muito pra escrever essas poucas palavras, primeiro por falta de inspiração e segundo por não saber o certo se queria realmente expor aqui esse assunto.
Certo dia ouvi num programa famoso de televisão sobre a baixa alto-estima(depressão), a psicóloga convidada dizia que quem sofre desse mal não consegue parar em qualquer relacionamento,pois está sempre a procura da felicidade fora de si mesmo e culpa o companheiro(a) da sua infelicidade,mas mal sabe que a felicidade que ele procura está escondida dentro dele.
Minha mãe e eu conversávamos sobre esse assunto uma certa ocasião,ela havia ouvido uma pregação de um pastor famoso da televisão sobre o assunto, ele dizia como diagnosticar quando uma pessoa está entrando em depressão, falou também dos estágios da depressão e como achar a cura para cada um dele.

Estágios da depressão:

1º Sono em excesso ou falta de sono
2º Fome excessiva ou nenhuma vontade de comer
3º Não querer tomar banho ou vontade de tomar banho a todo instante
4º Não querer ter um relacionamento social: família, amigos escola, trabalho, religião etc..
5º Não parar em nenhum relacionamento afectivo.
6º Não parar em nenhum emprego
7º Ficar trancado dentro de casa
8º Ter sempre pensamentos negativos: “minha vida é um inferno”, “não consigo nada”, “estou cada vez mais gorda”, “tudo que toco vira um desastre”, etc…
9º Não ter a preocupação com a aparência ou ter preocupação excessiva com a aparência
10ºTentativa de suicídio

Obs: Se uma pessoa tem pelo menos 5 desses estágios vocês podem procurar uma ajuda profissional por que ele(a) pode está entrando na depressão,ainda mais se um dos cinco for tentativa de suicídio,pode ser grave sua situação, e ele vai precisar de ajuda!

Aos conversarmos pensamos em varias pessoa que poderiam estar entrando na depressão e nos deparamos com uma que amamos muito, minha irmã do meio Angélica, ficamos imediatamente preocupados com ela, sua vontade excessiva de dormir, ter sempre pensamentos negativo e não querer ter nenhum relacionamento social.
Descobrimos também que na maioria das pessoas que tem ou estão apresentando quadro depressivo conseguem todo que quer sem menor esforço, sem luta. Tem uma família que as ama, tem coisas boas matérias ou até ótimo raciocínio lógico, recebe atenção de todos a sua volta, mas para um depressivo nada disso é suficiente, o depressivo está sempre a procura da felicidade que eles dizem não ter.
A Biblia relata um caso de depressão, o profeta Elias:


“Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó SENHOR; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais. E deitou-se, e dormiu debaixo do zimbro…” (I Reis 19:4-5)

Sintomas:

Desejo de morrer, sono constante, se isolar do mundo,desanimo e sensação de inutilidade.Tratamento físico aplicado por Deus:
Alimentação: "Levanta-te, come"
Palavra de animo:" Porque te será muito longo o caminho."
Ou seja, não acabou você vai viver e tem coisas a fazer.

E ali entrou numa caverna e passou ali a noite; e eis que a palavra do SENHOR veio a ele, e lhe disse: Que fazes aqui Elias?” (I Reis 19:9)
Tratamento psicológico: Como se estivesse no psicólogo, pede e permite que o profeta fale sobre suas angustias e tristezas, insistindo que ele ponha para fora tudo aquilo que o incomoda (Que fazes aqui Elias?)
Tratamento espiritual: A presença de Deus restaura, traz animo e vigor.
“Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão” ( Isaías 40:31)

Amigos a depressão é um caso serio, todos estão sujeitos a ter depressão, até mesmo nós cristãos! Ore e peça a Deus auxilio pra sua vida! Que Deus os abençoe!

Um abraço até a próxima



Alessandra Kenitey

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Big Brother Brasil(BBB)


Sempre gostei do Veríssimo e estou atribuindo a ele o texto a baixo.Não sei se é de sua autoria, se for, minha admiração por ele cresece aindas mais,mas se não for, o referido texto deixa de ser uma grande verdade, porque concordo com com ele (independente do autor), resolvi publica-lo”
                                                                                                                             Pr: Neil Barreto        

                   Big Brother Brasil(BBB)
                                                                       Por Luis Fernando Veríssimo
Que me perdoem os ávidos telespectadores do Big Brother Brasil(BBB), produzido e organizado pela nossa distinta Rede Globo de televisão, mas conseguimos chegar ao fundo do poço... A décima primeira (está chegando longe!) edição do BBB é uma síntese do que há de pior na TV brasileira. Chega a ser difícil,... encontrar as palavras adequadas para qualificar tamanho atentado à nossa modesta inteligência.
Dizem que em Roma, um dos maiores impérios que o mundo conheceu, teve seu fim marcado pela depravação dos valores morais do seu povo, principalmente pela banalização do sexo. O BBB é a pura e suprema banalização do sexo. Impossível assistir esse programa ao lado dos filhos. Gays, lésbicas, heteros... todos, na mesma casa, casa dos “heróis”, como são chamados por Pedro Bial. Não tenho nada contra gays, acho que cada um faz da sua vida o que, mas sou contra a safadeza ao vivo na Tv, seja entre hossexuais ou heterossexuais. O BBB é a realidade em busca do IBOPE... Veja como Pedro Bial tratou os participantes do BBB, ele prometeu um “zoológico Humano divertido”. Não sei se será divertido, mas parece bem variado na sua mistura de clichês e figuras típicas. Pergunto-me, por exemplo, como um jornalista, documentarista e escritor como Pedro Bial, que faça-se justiça, Bial cobriu a queda do muro de Berlim, como se submete a ser apresentador de um programa desse nível?! Em um e-mail que recebi a pouco tempo, Bial escreve maravilhosamente bem sobre a perda do humorista Bussunda, referindo-se à pena de se morrer tão cedo. Eu gostaria de perguntar, se ele não pensa que esse programa é a morte da cultura, de valores e princípios da moral, da ética e da dignidade. Outro dia, durante o intervalo de uma programação da Globo, um outro repórter acéfalo do BBB disse que, para ganhar o prêmio de um milhão e meio (R$1. 500.000) de reias, um Big Brother tem um caminho árduo pela frente, chamando-os de heróis. Caminho árduo? Heróis? São esses os nossos exemplos de heróis?
Caminho árduo para mim é aquele percorrido por milhões de brasileiros: profissionais da saúde, professores de rede publica(aliás, todos os professores), carteiros, lixeiros e tantos outros trabalhadores incansáveis, que diariamente, passam horas exercendo suas funções com dedicação, competência e amor, quase sempre mal remunerados...
Heróis são milhares de brasileiros que sequer têm um prato de comida por dia e um colchão descente para dormir e conseguem sobreviver a isso, todo santo dia. Heróis, são crianças e adultos que lutam contra doenças complicadíssimas porque não tiveram chance de ter uma vida saudável e digna. Heróis, são aqueles que, apesar de ganharem um salário mínimo, pagam suas contas, restando apenas dezesseis (R$ 16) reais para alimentação, como mostrado em outra reportagem apresenta, meses atrás pela própria Rede Globo. O Big Brother Brasil não é um programa cultural, nem educativo, não acrescenta informações e conhecimentos como, por exemplo, o incentivo ao esporte, à música, à criatividade ou ao ensino de conceitos como valor, ética, trabalho e moral. E ai vem algum psicólogo de vanguarda e me diz que os BBB ajuda a “entender o comportamento Humano”.Ah, tenha dó.

Veja o que está por de trás$$$$$$$$$$$$ do BBB:

José Neumani da Rádio Jovem Pan, fez um cálculo de que se vinte e nove milhões (29.000.000) de pessoas ligarem a cada paredão, com o custo de ligação a trinta e um (R$0,31) centavos, a Rede Globo e a Telefônica arrecadaram Oito Milhões e setecentos mil (R$ 8. 700.000,) reais a cada paredão. Já imaginaram o quanto poderiam ter feito com essa quantia se fosse dedicada a programas de inclusão social: moradia, alimentação, ensino e saúde de muitos brasileiros? (Poderiam ser feitas mais de 520 casas populares; ou comprar mais de 5.000 computadores!)
Essas palavras não são de revolta ou protesto, mas de vergonha e indignação, por ver tamanha aberração ter milhões de telespectadores. Em vez de assistir ao BBB, que tal ler um livro, um poema de Mario Quintana ou de Neruda ou qualquer outra coisa..., ir ao cinema...,estudar...., ouvir uma boa música...,cuidar das flores e jardins..., telefonar para um amigo..., visitar os avós..., pescar..., brincar com as crianças..., namorar... ou simplesmente dormir!
Assistir ao BBB é ajudar a Rede Globo a ganhar dinheiro e destruir o que ainda resta dos valores sobre as quais foi construída a sociedade: A FAMÍLIA