quinta-feira, 4 de abril de 2013

Curiosidade das plantas


A PLANTA MAIS RESISTENTE: WELWITSCHIA MIRABILIS

 A planta, nativa do deserto Namibe, na África, é realmente única: ela consiste de apenas duas folhas e um caule com raízes. As folhas continuam a crescer indefinidamente, e o caule engrossa, em vez de ficar mais alto, e pode chegar a dois metros de altura e oito metros de comprimento. A estimativa de vida dessas plantas é de 400 a 1500 anos, e elas podem sobreviver a até cinco anos sem chuva. A planta é utilizada na alimentação e seu nome popular na região, onyanga, significa “cebola do deserto”.







DIONAEA MUSCIPULA

A dionéia é a planta carnívora mais famosa do mundo devido às suas armadilhas. A planta consegue sentir a presença de quase qualquer animal, desde formigas até aranhas. Ela então coloca as suas presas em posição de ataque e agarra a sua vítima em menos de um segundo. Apesar da sua fama, ela corre risco de extinção.



A MAIOR FLOR DO MUNDO:


Rafflesia arnoldii Da família das Rafflesiáceas, a Rafflesia é uma planta parasita encontrada em florestas das regiões da Indonésia, Malásia,
Tailândia e Filipinas. Ela vive presa ao caule ou raízes das árvores que habitam essas reservas. Suas raízes, transformadas em filamentos endófitos, penetram profundamente nos tecidos do caule e raiz da planta hospedeira, extraindo os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento. Essas flores podem demorar até 10 meses para atingir a maturação, permanecendo aberta somente por algumas horas ou dias.
 Sendo compostas apenas por flores, elas são consideradas as maiores do mundo. A Rafflesia hasselt e a Rafflesia arnoldii, ambas adultas, podem chegar a medir 60 e 106 cm e pesar 7 e 10 kg, respectivamente. A menor das espécies – Manillana – é capaz de produzir flores com mais de 20 centímetros de diâmetro. Seu formato é circular e elas possuem cinco pétalas. Podem ser encontradas nas cores rosa ou vermelho com manchas brancas.
 Outra curiosidade sobre esta planta, além do seu tamanho, é o forte odor que elas emitem para se reproduzirem. Através dele, os insetos responsáveis pela polinização se sentem atraídos. Esse cheiro, que pode ser comparado com o de uma carne em decomposição, fez com que os habitantes locais passassem a chamá-la de Corpse flower (Flor cadáver) ou Meat flower (Flor-carne).
 Uma das espécies dessa planta, a Rafflesia arnoldii, é a que produz a maior de todas as flores conhecidas. Ela foi descoberta em 1818 em uma floresta tropical úmida, da Indonésia, por um guia local.


AMORPHOPHALLUS TITANUM: A FLOR-CADÁVER

Outra flor que você não gostaria de ter por perto: esta flor, mais alta que humanos, fede terrivelmente e tem uma cor arroxeada que se assemelha a um cadáver. A flor, que também vem da Indonésia, é muito rara, e tem a maior inflorescência do mundo.



BAOBÁ: A ÁRVORE-GARRAFA

O baobá é o nome comum de oito espécies de árvores nativas de Madagascar, existentes na África e na Austrália. Conhecida como árvore-garrafa, ela não apenas se assemelha a uma, mas também consegue guardar em seu interior até 300 litros de água!







O MAIOR FUNGO DO MUNDO:

 Muita gente pensa que o maior ser vivo do mundo é a baleia azul. Mas não é. O maior ser vivo é o fungo Armillaria ostoyae, conhecido como cogumelo de mel.
Ele foi encontrado em novembro de 2000 sob o solo da Floresta Nacional de Malheur, no estado de Oregon, nos EUA. Ele cobre uma área de cerca de 9km2, o que equivale a 1.600 campos de futebol. A sua idade estimada é de 2.400 anos, podendo chegar a 8.000 anos de idade. O seu peso seria de 605 toneladas.
 Como isso é possível?
 É simples. O esporo do fungo caiu na floresta, germinou e iniciou seu ciclo vital, assim como nos cogumelos comuns. Mas as hifas não pararam de crescer. O chão da floresta se tornou o seu "bolo". Quando se desenvolve, ele vai enfraquecendo as árvores, roubando nutrientes, água e apodrecendo suas raízes. Ele não é detectável a olho, pois seus "pins" são os cogumelos que nascem esporadicamente na floresta. Somente em vôos, é possível notar os danos na floresta. Não seriam necessariamente danos, pois as árvores eliminadas abrem espaço para a colonização de novas plantas.
 (Repare na foto a diferença de coloração na vegetação, este fato ocorre devido a provável falta de nutrientes, que foram "roubados" pelo fungo")


PLANTA CARNIVORA GIGANTE: NEPENTHES ATTENBOROUGHII

 A planta é uma das maiores do tipo, e pode se alimentar até de pequenos mamíferos, como ratos. Durante a expedição que descobriu a nova espécie, a equipe de botânicos também encontrou samambaias rosadas e cogumelos azuis que não conseguiram identificar.
 Acreditava-se na existência desta espécie de planta carnívora desde 2000, quando dois missionários tentaram escalar o Monte Vitória, um ponto pouco visitado da área central das Filipinas, e avistaram a planta. A história chamou a atenção do explorador britânico Stewart McPherson, do botânico Alastair Robinson e de Andreas Fleischmann, especialistas em plantas carnívoras interessados em encontrar novas espécies.
 Em 2007, os especialistas viajaram durante dois meses para as Filipinas. Lá, a 1600 metros acima do nível do mar, encontraram a nova espécie. De acordo com McPherson, eles perceberam de imediato que a planta encontrada não era de uma espécie conhecida. A planta recebeu o nome científico de Nepenthes attenboroughii.

Fonte: https://www.facebook.com/Desconhecidos.Fatos