quinta-feira, 26 de julho de 2012

Releitura de " A CABANA" prt 1



Prefácio:
"O que Mack dizia(embora fosse verdade) causava desconforto em um mundo que tá acustumado a ouvir aquilo que convém! 
Ou seja as pessoas não gostam de ouvir que estão erradas.Pessoas odeiam ser contrariadas por mais que estejam realmente erradas! Errar é humano é o que dizem, mas será que o "humano" em questão está pronto pra reconhecer esse erro?E aquele que está falando, fala pelo bem ou por ter certeza que está certo?
Por falar o que queria, mesmo que isso causasse desconforto,Mack dizia que tinha o prazer de apontar as falhas das pessoas e humilha-las para manter seu sentimento de poder e controle.
O Ser humano sempre procurou o poder....
Vejamos o tempo de ditadura militar, todo jovem quando completavam 18 anos queria entrar no quartel de qualquer jeito, ou seja poder, poder e mais poder! Na época a ditadura militar mandava e desmandava no país.
O sentimento de poder é grande no reino animal, mas maior ainda quando se trata do ser humano.
Os animais irracionais a coisa muda um pouco, numa alcatéia de leões vence o mais forte, já nos enxames de abelhas e em um formigueiro existe geralmente uma " rainha" que tem a função de reprodução. Mas cada um desses exemplos não desvalorizam a importancia do resto, ou seja as "rainhas" e o leão lider, não dispensa a importancia dos demais membros do bando ou da sociedade. O Ser humano consegue o poder derrubando os mais fracos, mas no entanto pisa no resto pra continuar no poder, no que gera um sentimento de vingança.

Capitulo 1- A Cabana
  • Duas estradas se bifucaram no meio de minha vida.
  • Ouvi um sábio dizer.
  • Peguei a estrada menos usada. E isso fez total diferença. cada noite cada dia.
  • Larry Norman

Destaque :
"Sempre conseguimos mais atenção no sofrimento!"
página 22 do livro

Capitulo 2
  • "Nada nos deixa tão solidários quanto os  nossos segredos"
  • Paul Tournier
Destaque:

Uma narrativa comparando a crucificação de Jesus a história da pequena princesa india. Pra salvar a vida do povo era preciso que se cumprisse uma grande profecia de que a fiha de um rei se oferecesse por amor ao povo. Deus é seria esse "rei" e Jesus aquele que se ofereceu pra "salvar" a vida do povo que tanto ama!
A história da princesa era um conto de redenção, falava de um pai que amava a filha única e de um sacrificio anunciado por um profeta. Por amor ela resolveu dar a vida pelo seu povo!

Página 30

Capitulo 3
  • A alma é curada ao estar com crianças.

Destaque:
Salvar os filhos de um afogamento ou salvar a filha das mãos de um assassino?
Esta certo que... ele não sabia que a filha corria perigo, mas com certeza praticamente morreria por tentar salvar a vida dos três. 

continua....

Nenhum comentário:

Postar um comentário