segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Morangos


Morango
Hortifruti
O morango tem efeito estimulante do apetite, facilita a digestão, excelente alimento para o fígado pelo seu elevado teor de açúcares naturais. As matérias aromáticas atuam nos nervos do olfato e do gosto aumentando o apetite.
Curiosidade
Na cosmética, algumas substâncias extraídas do morango são usadas para produtos anti-rugas e tônicos de pele. O morango é uma fruta fonte de fibra e potássio. É excelente fonte de vitamina C e de antocianina, um pigmento da família dos bioflavanóides que protege as artérias. Na medicina popular, o morango é utilizado para combater vários males, tais como: verminoses , cálculos renais, bronquite crônica, aumento de ácido úrico ( gota ) , dores reumáticas, anemias.
Botanicamente, a parte carnosa do morango, aquela que comemos, não é o fruto, mas sim resultado do inchaço dos talos da planta, que acontece depois da polinização das flores. O fruto verdadeiro é a semente amarela , que fica incrustada na superfície da parte carnosa.
Dica
Por ser fruto rasteiro, convém lavá-los cuidadosamente para eliminar eventuais impurezas. Deve-se limpá-los em água corrente e se possível deixá-los de molho em água acidificada (limão ou vinagre) durante 15 minutos.
Propriedades Nutricionais
Possui muita Vitamina C, Beta-caroteno (provitamina A), Cálcio, Fósforo, Ferro, Sódio, Potássio, Silício e, em menor quantidade, Vitaminas A e B. A fruta possui também boas doses de Ácido Oxálico, substância que pode causar pedras nos rins.
Propriedades Medicinais
Além de estimular os processos de absorção do organismo infantil, o morango aumenta a resistência às infecções e tem ação anticancerígena. Ajuda também a melhorar a memória, a prevenir enfartes e é indicado para quando estivermos vivendo “baixas de energia.
Valor Calórico
100 gramas de morango fornecem 39 calorias.
Como Comprar
Compre morangos de bom aspecto, tamanho médio, vermelhos vivos e com talos bem verdes. Verifique o estado dos morangos das camadas inferiores. Ele deve ser bem vermelho, sem manchas ou partes amolecidas.
Como Armazenar
Altamente sensíveis, recomenda-se não guardar os morangos por muito tempo, devendo ser conservados na geladeira, sem serem lavados, pois a água favorece seu apodrecimento. Lave pouco antes de servir.
Como Preparar
Por ser fruto rasteiro, convém lavar cuidadosamente antes de consumir, para eliminar eventuais impurezas. O morango é uma fruta de mesa nobre e também largamente usado na indústria para a produção de sucos, geléias, sorvetes, iogurtes e leites aromatizados.







Nenhum comentário:

Postar um comentário