quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Preconceitos !

Eu estava pensando nesse assunto!Preconceito!Palavra engraçada,feia, te trás uma sensação ruim, de mal gosto!
Estamos livres de sentir e viver preconceitos!?
Dia 25/12/2009 eu me deparei com esse sentimento ruim e mesquinho!Voltando para casa depois de passar o natal com a "nova familia" do meu pai, subi no ônibus e vi o motorista e logo senti uma coisa estranha parei e fiquei olhando, os olhos dele vermelhos, cara toda amassada e feia!É meu preconceito foi alto,achei que ele uma pessoa inocente feio e que ele estava bebado por ter os olhos vermelhos e a cara amassada, num sei,mas acho que ele tinha "problemas", me sentei e orei, mas logo parei e pensei :mas que oração hipocrita essa a minha peço a Deus que me guie com segurança!Como ? se domada pelo espirito do preconceito estou jugando o meu próximo pelas aparencia?Seria ouvida uma oração assim?Deus ouviria?Você ouviria?Por mais que ele estivesse bebado eu não deveria juga-lo pelo que vi, não tenho esse direito!
Pensei muito nessa história, varios dias me atormentaram com essa história, já vivi varias especies de preconceitos, altura, peso, estatos sociais,religião,até mesmo por ser "branca", muitos acham que o preconceito e o racismo são para os negros!mas a coisa não é só essa!
Certo dia uma professora minha estava falando sobre o assunto, e que já havia sofrido um preconceito social desses ela dizia: era um dia de muito calor, estava andando pra fazer as minhas "comprinhas" quando vi uma loja "cara" que sempre passo e fico "namorando" as vitrinas dela, entrei pra dar uma olhadinha melhor, e aproveitei pra me refrescar no com o ar-condicionado que estava ligado dentro da loga,fiquei olhado por horas, e os vendedores me cercando,no começo eu nem me liguei pro que estava acontecendo,continuei olhando, mas resolvi ir pra casa, para não sair da loja com as "mãos abanando" peguei um creminho, "baratinho" de R$10,00 quando estava indo pagar os seguranças da loja me abordou e pediu pra ver minha bolsa, nem me liguei que estava sendo alvo de um grande preconceito,achei normal eles resvistaram minha bolsa e meio sem graça falaram,me desculpe é a rotina da loja!Paguei o creme e fui embora!Quando entrei dentro do onibus de volta pra casa e me sentei foi ai que a ficha caiu, fui vitima de preconceito social, por ser pobre e não estar vestida adequadamente pra ficar na loja me revistaram com a desculpa de que era de rotina, minha vontade era de ir lá e soltar os cachorros,mas isso só provaria que eles tinham razão não sou adequada pra estar nesse tipo de ambiente, fique muito triste!
Tive uma historia mais ou menos parecida com a dela , estava na casa de uma conhecida quando o namorado dela que estava sentado ao meu lado avista um bichinho pequeno andando no sofá da sala, vira pra mim e perguta:isso é um piolho? Respondi:Não é não!
No dia seguinte fui até a casa dela ela me fala assim: Fulano viu um bicho no sofá da sala e disse que era piolho!Meu não pode ser porque vou ao salão todo o fim de semana pra fazer escova nos meus cabelos, e não tenho, nunca tive! E você quem estava deitada no sofá da sala!Pronto! o bichinho do preconceito!Sai daquela casa como se eu fosse a pessoa mais suja, chorei muito naquele dia!
Bom preconceito não é bom pra ninguém,passei pela experiencia e não gostaria de passar de novo!
Abraço até a próxima postagem!

Alessandra Kenitey

Nenhum comentário:

Postar um comentário