terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Depressão


Rio de Janeiro, 3 de Dezembro de 2009





Demorei muito pra escrever essas poucas palavras, primeiro por falta de inspiração e segundo por não saber o certo se queria realmente expor aqui esse assunto.
Certo dia ouvi num programa famoso de televisão sobre a baixa alto-estima(depressão), a psicóloga convidada dizia que quem sofre desse mal não consegue parar em qualquer relacionamento,pois está sempre a procura da felicidade fora de si mesmo e culpa o companheiro(a) da sua infelicidade,mas mal sabe que a felicidade que ele procura está escondida dentro dele.
Minha mãe e eu conversávamos sobre esse assunto uma certa ocasião,ela havia ouvido uma pregação de um pastor famoso da televisão sobre o assunto, ele dizia como diagnosticar quando uma pessoa está entrando em depressão, falou também dos estágios da depressão e como achar a cura para cada um dele.

Estágios da depressão:

1º Sono em excesso ou falta de sono
2º Fome excessiva ou nenhuma vontade de comer
3º Não querer tomar banho ou vontade de tomar banho a todo instante
4º Não querer ter um relacionamento social: família, amigos escola, trabalho, religião etc..
5º Não parar em nenhum relacionamento afectivo.
6º Não parar em nenhum emprego
7º Ficar trancado dentro de casa
8º Ter sempre pensamentos negativos: “minha vida é um inferno”, “não consigo nada”, “estou cada vez mais gorda”, “tudo que toco vira um desastre”, etc…
9º Não ter a preocupação com a aparência ou ter preocupação excessiva com a aparência
10ºTentativa de suicídio

Obs: Se uma pessoa tem pelo menos 5 desses estágios vocês podem procurar uma ajuda profissional por que ele(a) pode está entrando na depressão,ainda mais se um dos cinco for tentativa de suicídio,pode ser grave sua situação, e ele vai precisar de ajuda!

Aos conversarmos pensamos em varias pessoa que poderiam estar entrando na depressão e nos deparamos com uma que amamos muito, minha irmã do meio Angélica, ficamos imediatamente preocupados com ela, sua vontade excessiva de dormir, ter sempre pensamentos negativo e não querer ter nenhum relacionamento social.
Descobrimos também que na maioria das pessoas que tem ou estão apresentando quadro depressivo conseguem todo que quer sem menor esforço, sem luta. Tem uma família que as ama, tem coisas boas matérias ou até ótimo raciocínio lógico, recebe atenção de todos a sua volta, mas para um depressivo nada disso é suficiente, o depressivo está sempre a procura da felicidade que eles dizem não ter.
A Biblia relata um caso de depressão, o profeta Elias:


“Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó SENHOR; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais. E deitou-se, e dormiu debaixo do zimbro…” (I Reis 19:4-5)

Sintomas:

Desejo de morrer, sono constante, se isolar do mundo,desanimo e sensação de inutilidade.Tratamento físico aplicado por Deus:
Alimentação: "Levanta-te, come"
Palavra de animo:" Porque te será muito longo o caminho."
Ou seja, não acabou você vai viver e tem coisas a fazer.

E ali entrou numa caverna e passou ali a noite; e eis que a palavra do SENHOR veio a ele, e lhe disse: Que fazes aqui Elias?” (I Reis 19:9)
Tratamento psicológico: Como se estivesse no psicólogo, pede e permite que o profeta fale sobre suas angustias e tristezas, insistindo que ele ponha para fora tudo aquilo que o incomoda (Que fazes aqui Elias?)
Tratamento espiritual: A presença de Deus restaura, traz animo e vigor.
“Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão” ( Isaías 40:31)

Amigos a depressão é um caso serio, todos estão sujeitos a ter depressão, até mesmo nós cristãos! Ore e peça a Deus auxilio pra sua vida! Que Deus os abençoe!

Um abraço até a próxima



Alessandra Kenitey

Nenhum comentário:

Postar um comentário