domingo, 27 de janeiro de 2013

Vaidade!



Poderia começar esse texto com aquela famosa frase:"Até que ponto vai os limites da vaidade?" Mas decidi que essa não seria a pergunta correta a se fazer, então pensei na seguinte pergunta: "Será que Deus está feliz com grande excesso de vaidade no mundo? É bom para o homem(Ser humano) ter grande preocupação com esse tipo de coisa?A vaidade prejudica o homem quando atrapalha a comunhão que temos com Deus.Porém a vaidade e inevitável e está sempre presente nas nossas vidas,o que devemos fazer e ter uma mente voltada para Deus e orar pedindo a Ele que nós possamos nos preocupar mais com coisas espirituais e menos das coisas matérias!Como diria o Salmista: “Desvia os meus olhos de contemplarem a vaidade, e vivifica-me no teu caminho.”(Salmos 119:37).
Em provérbios a falsidade é definida como vaidade. Trabalhar com língua falsa para ajuntar tesouros é vaidade que conduz aqueles que buscam a morte. (Provérbios 21:6).
Já no novo testamento descobrimos que nos seres viventes estamos sujeitos a ela. "Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou,..."(Romanos 8:20).
Muitas das vezes a vaidade tem o objetivo de atrair a atenção e a admiração dos outros. Quando falamos de vaidade logo pensamos que a vaidade esta na preocupação excessiva da aparência bela e perfeita e por isso muitas das vezes achamos que não somos vaidosos e que vaidade são para pessoas fúteis e com muito dinheiro para gastar em roupas,maquiagens,salão de beleza,clínicas e estéticas,etc...Mas cometemos um engano ao pensar dessa forma, todas as pessoas tem um pouco de vaidade em si. A vaidade não está só na aparência, mas também em certas atitudes e certos comportamentos como: vontade de ver as coisas na mais perfeita ordem e excessivamente limpas,algumas tem a vontade de mostrar para as outras que tem o poder e que sabem fazer aquilo que mandaram ou que outros não tiveram grande sucesso. Uma pessoa vaidosa na aparência sempre se orienta no que as pessoas acham e pensam,as vezes uma pessoa vaidosa procura obter algo valioso pra causar inveja aos outros. Tornando-se fúteis e nojentas! Infelizmente a vaidade excessiva pela aparência "Bela" e "Perfeita"pode causar alguns danos ruins pra saúde das pessoas.O cantor Michael Jackson por exemplo viveu a sua vida voltada a aparência perfeita, começo a contrair um complexo de feiura por seu nariz, por sua cor,causando a ele vários problemas de saúde. Como poderia falar de vaidade sem citar o "deus da beleza" Narciso ou Auto-admirador(que na lingua grega Νάρκισσος).Narciso era um homem extremamente "Belo" e todas a mulheres eram completamente apaixonadas pela sua beleza.No dia do seu nascimento, o adivinho Tirésias vaticinou que Narciso teria vida longa desde que jamais contemplasse a própria figura. E com seu orgulho e vaidade excessiva teve um fim trágico, levando-o a morte contemplando-se em um lago se apaixonou pela propria beleza e morreu afogado, e em seu lugar nasceu uma flor chamada "narciso" .Pessoas que são muito vaidosas são chamadas de Narcisista(Paixão por si mesmo)..
"Queridos amigos sejamos sábios e prudentes!Não é pecado ser vaidoso, pecado é quando a vaidade domina você,a ponto de tudo que fizer seja para o reconhecimento e a inveja os outros!Seja você mesmo e não deixe a vaidade excessiva te dominar !"
Um Abraço até a próxima!

Alessandra Kenitey

Nenhum comentário:

Postar um comentário