segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Dia dos pais


Criado em 1909 pela americana Sonora Luise,motivada pela sua grande admiração pelo seu pai John Bruce Dodd.Em alguns sites de pesquisa o nome do pai de Sonora é William Jacksom Smart,grande veterano de guerra,Sonora teve essa ideia porque seu pai teve que cria ela e mais cinco irmãos quando sua mãe faleceu depois de dar a luz ao seu irmão casulo.
Logo essa grande comemoração foi adotada pelo presidente Richard Nixon,e se espalhou na cidade de Spokane,estado de Washington.A primeira comemoração oficial foi em 19 de Junho de 1910 aniversário de John Bruce Dodd,pai de Sonora.Simbolizado por uma rosa,vermelha para os pais que estão vivos e branca para os pais falecido.
Quatorze anos mais tarde o presidente Calvin Coolidger decretou o dia dos pais nacional,finalmente em 1966 o presidente Lyndon Jonhson,declarou que o terceiro domingo de Junho seria o dia oficial dos pais
Bem antes de Sonora comemorar o que futuramente ia vir ser uma das datas mais comemoradas do mundo,os antigos babilónios já haviam aderido esse dia, um jovem chamado Elmesu moldou em argila um cartão de boa sorte,saúde e vida longa ao seu pai.
na década de 50 o Brasil aderiu a data, comemorando-a em 14 de Agosto de 1953,data em que se comemora o dia de São Joaquim,patriarca da família,porem o domingo é o dia em que toda família se reúne a data foi mudada para o 2° domingo de Agosto,criado pelo publicitário Sylvio Bhering.
Posso afirmar que tive a felicidade de ter grandes figuras masculinas em minha vida meu avô Juvenil por muito tempo foi como um pai pra mim,acolhendo minha mãe,minha irmã e eu depois de uma separação, tem também meu padrasto Josino que sustenta com grande esforço minha grande família, tem aquele que ajudou a me da a vida meu paizinho Tinho(o chamo assim desde pequenina pai=paizinho=tinho)Itamar e é claro tem o grande Pai que me deu não só a vida como vida eterna,Pai esse em que devemos comemorar sempre!Deus O Grande Pai da humanidade!

Obrigada Papai do céu pelo meu pai e por todos os pais do mundo!Te amo!
Texto basiado nos sites:

Nenhum comentário:

Postar um comentário