terça-feira, 19 de março de 2013

MITOLOGIA NÓRDICA - LOKI, O DEUS TRAPALHÃO


Loki era filho de Fárbauti com a Laufey, ambos eram gigantes, e ao contrário de que algumas versões dizem Loki não era irmão de Thor, e filho de Odin. Ele virá a ser irmão de sangue de Odin mais tarde, quando ambos fazem o pacto de sangue.

 Loki, é muitas vezes citado como deus do fogo, mas não há fontes que comprovam isto. Acreditasse que este equivoco tenha sido originado pela proximidade de seu nome com a palavra Loge, que quer dizer fogo e também era o nome de um dos deuses antigos, o deus do fogo dai vem a associação.

 Loki, é mestre em aprontar confusões, e devido a isto recebe inúmeros, adjetivos como "Caluniador dos deuses", ou "Pai das mentiras" ou ainda de "Desgraça dos deuses e homens". Devido a este incrível currículo, mais tarde ele virá a ser aprisionado pelos Aesir, e como castigo, sobre sua cabeça estará a serpente mais venosa, que ficará a derramar seu veneno sobre o deus.
O veneno era aparado por sua esposa Singy, mas vez por outra ela precisa deixa-lo para esvaziar o recipiente, e assim o veneno cai sobre Loki, que gemendo de dor provocaria terremotos. Então toda vez que a terra tremia dizia-se que era a dor de Loki. Ele permanecerá neste castigo até o Ragnarok, onde se libertará e liderará os gigantes contra os Aesir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário